cover
Tocando Agora:

CART apoia simulado de emergência do PAME em Assis

Concessionária disponibilizou UTI móvel com equipe médica completa para treinamento

CART apoia simulado de emergência do PAME em Assis
CART apoia simulado de emergência do PAME em Assis (Foto: Reprodução)

A CART Concessionária de Rodovias participou como parceira do simulado do Plano de Atendimento Mútuo de Emergência (PAME) realizado na manhã desta quinta-feira (6) no aeroporto de Assis. O treinamento simulou um cenário de queda de aeronave sobre veículos com incêndio em vegetação, envolvendo 28 vítimas.


Para apoiar o exercício, a Concessionária disponibilizou uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel) com socorrista, enfermeiro e médico. A estrutura de apoio foi montada com hospital de campanha (estrutura médica temporária) para atendimento às vítimas e até transfusão de sangue, testando o tempo de resposta para o recebimento de bolsas de hemocomponentes. Em acidentes graves com múltiplas vítimas, a rapidez no fornecimento de sangue e seus componentes pode salvar vidas.


O objetivo do simulado foi treinar e exercitar as equipes de resgate e profissionais da saúde para situações reais de emergência de grandes proporções. O PAME reúne empresas e órgãos públicos que se mobilizam para agir de forma rápida e coordenada em situações de emergência como incêndios, vazamentos graves, tombamentos, acidentes com riscos químicos e sinistros em rodovias. A CART é integrante do PAME.


"A participação da Concessionária em treinamentos de acidentes é fundamental por vários motivos, tanto para a segurança quanto para a eficiência operacional", destaca Marcos Lanuti, coordenador de Operações da CART. Segundo ele, os colaboradores aprendem a agir de forma rápida e eficiente diante de acidentes, o que reduz o risco de agravamento da situação.


Lanuti ressalta ainda que o treinamento prepara as equipes para restabelecer a operação com segurança e agilidade, minimizando prejuízos e reduzindo o tempo de resposta. "Os treinamentos permitem identificar falhas nos procedimentos, testar equipamentos e corrigir vulnerabilidades antes que um acidente real ocorra", completa.


Este é o segundo simulado de acidente com queda de aeronave e múltiplas vítimas que a CART participa este ano. Em agosto, a Concessionária esteve presente também no treinamento realizado no Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente.


Fonte: Adilson Camargo - Lettera Comunicação

Comentários (0)